Missa de Posse Canônica de Dom Antônio Ederaldo de Santana, Bispo da Diocese de Irecê - BA - Noticias da Bahia e do Brasil Hoje

Missa de Posse Canônica de Dom Antônio Ederaldo de Santana, Bispo da Diocese de Irecê - BA

Chuva de Bênçãos: Missa Solene Marca a Posse Canônica do Novo Líder Espiritual em Irecê

Uma atmosfera de fé e emoção envolveu a cidade de Irecê, na Bahia, no último sabado, 27 de janeiro de 2024, durante a Missa de Posse Canônica de Dom Antônio Ederaldo de Santana como quinto Bispo Diocesano. A solene cerimônia aconteceu às 17 horas e marcou a transição do episcopado, com a despedida de Dom Tomaso, bispo emérito, e a recepção calorosa ao novo líder espiritual.

A celebração teve início com as palavras que ressaltavam a importância do episcopado como um dom de Deus e a chamada para exercê-lo com fé, esperança e caridade em comunhão com a comunidade, a igreja e a sociedade. O bispo eleito, Dom Antônio Ederaldo de Santana, foi destacado como alguém chamado a configurar-se com Cristo, o bom pastor, que conhece suas ovelhas, as ama, acolhe, compreende, aceita como são, perdoa e as traz de volta nos ombros.

O clero, vestido em suas vestes litúrgicas, organizou-se para dar início à procissão de entrada. A cerimônia foi marcada por cânticos e momentos de reflexão, conforme o ritual da Igreja Católica. A homilia enfatizou o papel do bispo como pastor do rebanho de Deus, chamado a cuidar, zelar e proteger o povo santo.

Dom Antônio Ederaldo fez sua profissão de fé e juramento de fidelidade, recebendo, assim, a posse episcopal. O ato foi acompanhado pelo anúncio oficial e a concessão dos devidos direitos e obrigações, conforme o direito canônico. O báculo, símbolo do pastoreio, foi entregue ao novo bispo, que se comprometeu a caminhar com seu povo nos momentos difíceis e de alegria.

Durante a homilia, Dom Antônio expressou sua gratidão aos presentes, agradecendo a todos, desde o clero até familiares, amigos e autoridades civis e militares. Ele ressaltou a importância de viver o evangelho sem vergonha, destacando que é preciso coragem para testemunhar a fé em tempos desafiadores.

A celebração contou com a presença de autoridades civis, militares e representantes da sociedade local. O prefeito municipal, Elmo Vaz, foi saudado durante a missa, e expressou sua alegria em participar de um momento tão significativo para a cidade e a diocese.

Em sua homilia, Dom Antônio Ederaldo dirigiu palavras de agradecimento, mencionando a chuva que caía como uma bênção e um sinal de alegria. Ele expressou emoção ao se despedir de sua antiga diocese e receber calorosamente a nova comunidade de Irecê.

A Missa de Posse Canônica foi marcada não apenas pela liturgia e protocolos canônicos, mas também pela emoção e fé que permearam cada momento, deixando uma lembrança inesquecível na memória da comunidade de Irecê e região. A diocese recebeu seu quinto bispo diocesano, e a jornada espiritual continua sob a liderança de Dom Antônio Ederaldo de Santana. Por: BAHIAEMFOCOS

Leia tambem:






Postar um comentário

0 Comentários