Lewandowski toma posse como ministro da Justiça nesta quinta (1º); saiba quem ele é - Noticias da Bahia e do Brasil Hoje

Lewandowski toma posse como ministro da Justiça nesta quinta (1º); saiba quem ele é


Ricardo Lewandowski assume o cargo de ministro da Justiça nesta quinta-feira (1º), em cerimônia a ser realizada no Palácio do Planalto às 11h. O ex-ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) sucede Flávio Dino, que será o futuro ministro do STF. Ambos se encontrarão no Palácio da Justiça às 16h30 para a transmissão do cargo.

Com 75 anos de idade e nascido na cidade do Rio de Janeiro, Lewandowski é casado com Yara de Abreu Lewandowski e possui três filhos. Sua formação inclui Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971) e Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973). Ele é mestre, doutor e livre-docente em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994).

Esta não é a primeira vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indica Lewandowski para um cargo de destaque. Em 2006, durante seu primeiro mandato, o ex-presidente nomeou o magistrado para o Supremo Tribunal Federal, evidenciando a longa relação de proximidade entre os dois, que iniciaram suas carreiras em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.

Lewandowski ingressou na magistratura como juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, pelo Quinto Constitucional da classe dos advogados, no período de 1990 a 1997. Desde sua aposentadoria em abril de 2023, participou do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e integrou o Conselho Jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No entanto, ao aceitar a proposta de Lula para liderar o Ministério da Justiça, teve que deixar esses cargos, encerrando também suas atividades como advogado e sua participação em processos.

Postar um comentário

0 Comentários