No mês passado, um esforço liderado por um condado rural de Nevada deu aos negadores da eleição uma grande vitória: em novembro, várias jurisdições do estado estarão contando votos manualmente.
O secretário de Estado de Nevada aprovou uma proposta que permite que as jurisdições contem votos manualmente a partir das eleições de meio de mandato deste outono, depois que o condado de Nye, com base em alegações infundadas de fraude eleitoral na eleição presidencial de 2020, decidiu no início deste ano abandonar a votação do Dominion . máquinas nas quais confiava há anos.
"Todo mundo disse: 'Não é você, não são os funcionários'", disse Sandra "Sam" Merlino, que renunciou ao cargo de escriturária do condado depois que o condado em março deste ano decidiu usar uma contagem manual em vez de urnas eletrônicas. "Mas o que as pessoas não entendem é que confio nessas máquinas e em como o processo funciona."
Na semana passada, o sucessor de Merlino, Mark Kampf - que tem ecoado alegações infundadas de fraude eleitoral de 2020 - deu um passo atrás e anunciou um plano para usar a contagem manual e as máquinas Dominion para as próximas eleições como uma forma de cruzar verifique os resultados entre os dois métodos.
A Dominion, que após a eleição de 2020 foi acusada por advogados que representam Trump de participar de um esquema absurdo para mudar votos de Trump para Biden, está processando vários desses advogados, bem como vários meios de comunicação conservadores que amplificaram as falsas alegações.
"Literalmente, em quase todas as eleições, posso estar pronto para uma recontagem porque um candidato simplesmente não acredita que possa perder", disse Merlino, um republicano que serviu no governo do condado de Nye desde 2000, à ABC News. "Então não é que eu fosse novo em [acusações de] fraude eleitoral... mas isso foi em uma escala totalmente diferente."
Um 'alvo fácil'
Quase dois anos depois que Donald Trump iniciou um movimento de apoiadores que negam que Joe Biden tenha vencido as eleições de 2020, o condado de Nevada se tornou o primeiro em que os negadores das eleições esperam que seja uma série de distritos eleitorais em todo o país a recorrer à contagem manual. - suscitar preocupações entre alguns especialistas eleitorais sobre o impacto potencial na percepção do público sobre a integridade eleitoral.
Na Pensilvânia, New Hampshire, Flórida, Colorado e Novo México, as autoridades estão vendo um aumento nas cartas e petições exigindo a remoção das urnas eletrônicas, já que negadores das eleições e teóricos da conspiração buscam mudar a forma como as cédulas são contadas.
Derek Tisler, advogado do Programa de Democracia do Brennan Center for Justice, uma organização apartidária que acompanha eleições e direitos de voto, disse à ABC News que as máquinas de votação e a tecnologia são um "alvo fácil" para os teóricos da conspiração.
Continue lendo no link: https://abcnews.go.com/US/victory-nevada-election-deniers-increase-calls-eliminate-voting/story?id=90532614
0 Comentários