Lula e Bolsonaro brigam por analfabetismo no Brasil - Noticias da Bahia e do Brasil Hoje

Lula e Bolsonaro brigam por analfabetismo no Brasil


O favorito Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro por sugerir que o analfabetismo ajudou o veterano esquerdista a vencer as eleições presidenciais do Brasil no primeiro turno, chamando seu rival de "monstro" cujo governo "não não se importa com a educação.”

A mais recente briga entre os pesos pesados que lutam para vencer o segundo turno presidencial do Brasil em 30 de outubro estourou depois que Bolsonaro destacou os altos níveis de analfabetismo no nordeste empobrecido, onde Lula venceu retumbantemente no primeiro turno da votação de domingo.

“Lula venceu em nove dos 10 estados com os maiores índices de analfabetismo. Sabe onde ficam esses estados? No nordeste”, disse Bolsonaro, 67 anos, na noite de quarta-feira em um discurso ao vivo no Facebook – o canal de comunicação preferido do presidente de extrema-direita.

“Esses estados do Nordeste são governados pelo Partido dos Trabalhadores (Lula) há 20 anos. Onde quer que a esquerda vá, ela traz analfabetismo, falta de educação e desemprego”.

Lula, 76, deu uma resposta inflamada em um comício em São Bernardo do Campo, cidade do sudeste onde ganhou destaque como líder sindical na década de 1970.

“Meu adversário disse que eu só o venci no (primeiro turno) porque as pessoas no nordeste são analfabetas”, disse o ex-presidente, que é pernambucano.

“As pessoas não são analfabetas porque querem. Eles são analfabetos porque este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação... Foi preciso um metalúrgico quase analfabeto para trazer as universidades para cá”, acrescentou, referindo-se à sua própria presidência (2003-2010).

“Ninguém com uma gota de sangue nordestino pode votar naquele monstro que governa o país, que está em negação.”

Bolsonaro está perseguindo agressivamente votos no nordeste, lar de um quarto dos 214 milhões de habitantes do Brasil.

Mas a região foi colorida de vermelho brilhante para Lula no mapa eleitoral do Brasil na noite de domingo, dando a ele 67% de seus votos contra 27% de Bolsonaro.

A corrida nacional foi muito mais acirrada: 48% para Lula e 43% para Bolsonaro.

Bolsonaro se defendeu no Twitter.

“Não caia na retórica tentando criar divisões entre nós e nossos irmãos do nordeste”, escreveu.

A taxa de analfabetismo no Nordeste é de 11,6%, bem acima dos 7,6% em todo o país, mostram dados oficiais. — AFP.

Postar um comentário

0 Comentários