Distrito de Pilar reunirá emancipalistas em defesa da criação de novos municípios

MANTENHA SEMPRE ATUALIZADO COM AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE HOJE, INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE ATRAVÉS DA IMAGEM ABAIXO.
Image and video hosting by TinyPic

Renovam-se as esperanças pela criação de municípios com a tramitação de propostas no Congresso Nacional e a criação da Confederação emancipalista, que acontecerá em Brasilia no mês de setembro…

Após a participação de representantes dos distritos de Pilar, município de Jaguarari e Riacho da Onça, município de Queimadas no IV Encontro Nacional de Lideres Emancipalistas e Anexionistas, realizado em abril na cidade de Manaus, Amazonas, agora as atenções estarão voltadas para a realização do 2º Encontro Estadual, que reunirá líderes de vários distritos baianos e de outros estados. Será no próximo dia 22 de julho no distrito de Pilar, onde serão discutidos os seguimentos estabelecidos e contidos no documento denominado ‘Carta de Manaus’.

Cumprindo as diretrizes descritas neste documento, os baianos comemoram a conclusão de criação da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista da Bahia – FADDEB. Fundada em 2015 no 1º Encontro de Líderes Emancipalistas da Bahia, realizado no Distrito de Stela Câmara Dubois (Entroncamento de Jaguaquara). “Agora com a coleta das assinaturas de todos os membros, foi providenciado o registro em cartório”, adiantou o presidente Fernando D’Emidio.

Na pauta também estará o plano de ação para a realização do V Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas e Anexionistas, promovido pelo Movimento Emancipa Brasil, que acontecerá no Estado da Bahia sob a organização da FADDEB.

A Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de municípios, são 417, e como os demais, está se preparando para que os distritos com as condições apontadas na legislação a ser aprovada, possam ser emancipados. As últimas emancipações no estado foram os municípios de Luiz Eduardo Magalhães (Lei Estadual n.º 7.619, 30/03/2000) que se desligou de Barreiras e Barrocas (Lei estadual nº 7.620, 30/03/2000) de Serrinha.

Vetos

A luta pela criação de municípios não parou, nem mesmo após os vetos presidenciais impostos aos projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional. PLP 416/2008, em 14.11.2013 e o PLP 397/2014, em 27.08.2017. A presidente Dilma alegou na época que a proposta geraria aumento de despesas com os municípios sem receita correspondente.

Em função dos vetos do Governo Federal com relação às regras que estabelece a fusão, incorporação e criação de novos municípios no Brasil, em março de 2015, foi realizado pelo Movimento Emancipa Brasil na cidade de Caucaia, Ceará (distrito de Jurema), o I Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas, e contou com a participação de caravanas de treze estados, com o objetivo de estudar e discutir um novo caminho para a criação de municípios. O resultado foi uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que seja devolvida as Assembleias Legislativas a prerrogativa de legislar sobre a emancipação de distritos.

PLP e PECs na Câmara Federal

Tramitam na Câmara Federal um Projeto de Lei (PLP) e duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC), que tratam da emancipação municipal. Trata-se do PLP 137/15, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), que aguarda Parecer do Relator na Comissão Especial na Câmara Federal, já foi aprovado no plenário do Senado; PEC 143/15, autoria do deputado federal Danilo Forte (PSB/CE), que já tem análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania na Câmara Federal; e, PEC 56/2007, de autoria do deputado federal Vicentinho Alves (PR/TO), ambas aguardam a criação de Comissão Temporária pela Mesa Diretora da Câmara Federal.

Informações: http://www.blogdofarias.com/2017/05/15/distrito-de-pilar-reunira-emancipalistas-em-defesa-da-criacao-de-novos-municipios/

Postagens Relacionadas

Salobro perde um grande homem o Sr. Dario Martins O Município de Canarana no Centro norte baiano perde um grande homem, aos 74 anos, morre nesta terça-feira, 07 de março de 2017, no Distrito de Salobr...
Sem Aliança, Fátima Bernardes não comenta sobre se... Sem Aliança, Fátima Bernardes não comenta sobre separação http://youtu.be/qTDA4iMhQfk Sem Aliança no programa encontro, Fátima Bernardes não com...
SALOBRO: Netas de Silas Lourenço da SAENE particip... http://youtu.be/MUDH0yA-Jbk Eloah e Ester as blogueiras mirins que estão fazendo grande sucesso com vídeos de brincadeiras de criança, juntamente c...

Você pode gostar...